| 

Infância e adolescência foram temas abordados durante seminário na UEMG Divinópolis

Nesta sexta feira, 10 de novembro, no último dia do Seminário de Pesquisa e Extensão, na UEMG, em Divinópolis, aconteceram várias atividades de encerramento do evento. Dentre elas, a mesa redonda “Infância e adolescência: desafios da Pesquisa e Extensão universitária”.

A mesa foi composta pelo professor e pesquisador do Portal EmRedes José Heleno Ferreira, pelo professor Carlos Versiani da UEMG Divinópolis, professor Maicon Marques de Paula, da unidade de Cláudio e pela professora Edilene Aparecida Araújo da Silveira, da UFSJ, de Divinópolis.

Edilene abriu a discussão explicando como funcionam os projetos de pesquisa e extensão na Universidade Federal de São João Del Rey, falou das dificuldades, das diferenças entre um campus e outro e da importância de lutar por melhoras. Carlos Versiani abordou assuntos como: maioridade penal, falta de políticas públicas para adolescentes e, em seguida, José Heleno falou sobre a importância do diálogo na resolução de conflitos. “Nós vivemos um momento muito difícil no país, em que os podres são retirados do orçamento público, momento em que há uma criminalização em geral e é preciso que nós, de fato, acordemos e não deixemos que essa nuvem fascista que ronda o país nos aprisione. Não é possível que nós, adultos, não nos preparemos para mediar os conflitos entre crianças e adolescentes. Temos que saber ouvi-los e partir da escuta e aprender a dialogar com eles”, ressaltou.

Além disso, os ouvintes tiraram dúvidas quanto à criminalização, sobre o plano decenal dos direitos das crianças e adolescentes e o sobre os desafios para a produção de conhecimento.  A mesa redonda foi encerrada com reflexões sobre a pesquisa e extensão nas universidades públicas.

 

                                                                                                                                                                       Texto e fotos: Ariana Coimbra

Em Redes

Acompanhe todas as novidades do projeto em redes através da nossa página no Facebook. Basta curtir abaixo e receber todas nossas publicações.

Últimas fotos Cadastradas

  • Coleção: Fundo Batistina Maria de Sousa Corgozinho

    Gênero: Textual

  • Coleção: Fundo Batistina Maria de Sousa Corgozinho

    Gênero: Textual

  • Coleção: Fundo Batistina Maria de Sousa Corgozinho

    Gênero: Textual

Fotos Mais Acessadas