| 

EmRedes promove oficina sobre patrimônio cultural afro-brasileiro

A oficina "Patrimônio Cultural Afro-Brasileiro: Trajetórias, Desafios e Perspectivas", que é parte integrante do Projeto “PORTAL EMREDES – Ações de divulgação, mobilização e debate: entre o Indizível e o Invisível”, busca, através de pesquisa e seleção de materiais, bem como elaboração e promoção de oficinas, evidenciar as questões fugidias que são costumeiramente apagadas das narrativas coletivas da memória e que se relacionam com o patrimônio cultural afro-brasileiro. Dessa forma, visa fortalecer e valorizar tradições, memória, história, contribuições socioculturais e os direitos humanos das populações afro-brasileiras e afrodescendentes, levando as discussões sobre a temática para diversos espaços sociais, em especial as escolas. Os recursos disponibilizados são resultado da premiação do PAEx/UEMG.
 
Diante da diversidade de contribuições das culturas africanas para as sociedades do Brasil e do mundo, observa-se a importância de valorizar alguns aspectos relativos à temática, como os valores da consciência negra, com objetivo central de revisar e superar as estruturas sociopolíticas que promovem privilégios de poucos e que mantêm heranças escravocratas e de opressão social da população negra. Entende-se que as contribuições das populações negras nas áreas de ciências, língua, religiosidade, tradições, expressões artísticas e manifestações folclóricas, entre outras, são temáticas pertinentes e devem ser parte integrante dos currículos e nas várias dimensões da vida social.
 
INSCRIÇÕES: Os espaços escolares interessados no desenvolvimento da oficina junto a seus educandos devem entrar em contato com a equipe do Portal EmRedes, pelo e-mail portalemredes@gmail.com, informando quantidade de alunos, ano escolar, turno e professor responsável. São solicitadas 3 opções de datas para o agendamento.
 
Mais informações podem ser obtidas no junto à equipe do Portal EmRedes (UEMG Unidade Divinópolis), pelo telefone (37) 3229-3561.

Em Redes

Acompanhe todas as novidades do projeto em redes através da nossa página no Facebook. Basta curtir abaixo e receber todas nossas publicações.

Últimas fotos Cadastradas

  • Coleção: Fundo Batistina Maria de Sousa Corgozinho

    Gênero: Textual

  • Coleção: Fundo Batistina Maria de Sousa Corgozinho

    Gênero: Textual

  • Coleção: Fundo Batistina Maria de Sousa Corgozinho

    Gênero: Textual

Fotos Mais Acessadas