| 

UNIDADE EM FOCO - UEMG Divinópolis | Capoeira é tema de projeto desenvolvido na Unidade

Texto: Isabella Marques – Assessoria de Comunicação/UEMG Unidade Divinópolis
Fotos: Arquivo do projeto/Divulgação e Isabella Marques – Assessoria de Comunicação/UEMG Unidade Divinópolis
 
A roda de capoeira é uma das mais importantes representações da cultura do Brasil e, por compreender sua força, a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) a reconheceu como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, durante a 9ª Sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial, em Paris, em 2014. No site do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), é explicada a importância deste reconhecimento: “É uma conquista muito importante para a cultura brasileira e expressa a história de resistência negra no Brasil, durante e após a escravidão. Originada no século XVII, em pleno período escravista, desenvolveu-se como forma de sociabilidade e solidariedade entre os africanos escravizados, estratégia para lidarem com o controle e a violência. Hoje, é um dos maiores símbolos da identidade brasileira e está presente em todo o território nacional, além de praticada em mais de 160 países, em todos os continentes”.
 
Percebendo a representatividade desta arte, desde 2011 é desenvolvido, na UEMG Unidade Divinópolis, o projeto “Capoeira: das senzalas à universidade”, do curso de Educação Física (Bacharelado), sob orientação do professor Fábio Peron Carballo, coordenador do curso. Em seis anos de trabalho, cerca de 200 pessoas, entre crianças, jovens e adultos, já participaram do projeto, que é gratuito e acontece às segundas, quartas e sextas-feiras, das 17h40 às 18h40, na quadra da unidade.

Em Redes

Acompanhe todas as novidades do projeto em redes através da nossa página no Facebook. Basta curtir abaixo e receber todas nossas publicações.

Últimas fotos Cadastradas

  • Coleção: Fundo Batistina Maria de Sousa Corgozinho

    Gênero: Textual

  • Coleção: Fundo Batistina Maria de Sousa Corgozinho

    Gênero: Textual

  • Coleção: Fundo Batistina Maria de Sousa Corgozinho

    Gênero: Textual

Fotos Mais Acessadas