6º Seminário de História e Memória do Centro-Oeste Mineiro

 
6º Seminário de História e Memória: História, Cidadania e Direitos Humanos
 
UEMG – Divinópolis, 30 de novembro a 02 de dezembro de 2016
 

O 6º Seminário História e Memória do Centro-Oeste Mineiro, idealizado e realizado, a cada dois anos, pelo Centro de Memória Professora Batistina Corgozinho (Cemud), da UEMG unidade Divinópolis, em parceria com o curso de História, traz, nesta edição, o tema/título “História, Cidadania e Direitos Humanos”.

As questões relativas à cidadania e aos direitos humanos são sempre relevantes para o debate acadêmico, principalmente numa época de tantas discussões envolvendo as relações entre a política e a justiça; de tantas atitudes de intolerância, fanatismo e violência que, infelizmente, se fazem muito presentes na realidade social brasileira. A região do Centro-Oeste Mineiro e o município de Divinópolis não estão imunes a todo este debate, que buscará também a participação de movimentos e grupos atuantes na região, na área da cidadania e dos direitos civis, políticos e sociais.

UEMG Unidade Divinópolis se mostra bastante engajada na luta contra o preconceito e a intolerância: pela formação de grupos e coletivos; pela ação pedagógica crítica e responsável de professores das mais diversas áreas; pela organização de vários eventos; pelos inúmeros projetos de pesquisa e de extensão apoiados pela própria universidade e que buscam trazer à tona questões históricas, culturais e sociais da comunidade e região para o meio acadêmico, com a participação ativa dos discentes.

O seminário, portanto, busca contemplar uma direção que, há muito, se expressa de forma significativa em toda a comunidade acadêmica da UEMG Unidade Divinópolis, em seu exercício pedagógico e interdisciplinar, nas atividades extensionistas e de ensino. O seminário conta com palestras, debates, apresentações culturais e grupos de trabalho. As comunicações de tais grupos irão abordar o direito à memória e história, a questão ambiental, étnico-racial, de gênero, violência, mídia, política, sistema prisional, infância e adolescência. Estas questões serão abordadas sob a perspectiva da História, da Memória e dos Direitos Humanos.

 
 
 
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA (APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS)
 
 
 
MODELO DE FORMATAÇÃO DE ARTIGO PARA O 6º SEMINÁRIO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA
Leia com atenção antes de fazer sua inscrição