| 

UEMG Unidade Divinópolis recebe alunos da educação básica durante a Semana Nacional de Museus

Texto e fotografias: Assessoria de Comunicação – UEMG Unidade Divinópolis

No último 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, foi aberta, na UEMG Unidade Divinópolis, a 13ª Semana Nacional de Museus. A unidade participa da programação do evento por meio do Centro de Memória Professora Batistina Corgozinho.

Promovida pelo Instituto Nacional de Museus (IBRAM) em diversas cidades do país, a semana aborda o tema “Museus para uma sociedade sustentável” e busca refletir sobre a ação do homem no planeta e de que maneira os museus podem proporcionar uma melhora na qualidade desta ação.

Entre as atividades desenvolvidas durante a semana, está a realização de oficinas, exposições e visitas públicas. De acordo com a coordenadora do Centro de Memória, professora Flávia Lemos, 513 alunos de nove escolas municipais e estaduais da educação básica de Divinópolis já visitaram a unidade. Eles puderam conhecer o acervo e o trabalho do Centro de Memória, além de participar de oficinas e de interagir com a exposição montada no bloco 4, em parceria entre o centro e a Agência Experimental 3 Mil e Um, do curso de Comunicação Social da unidade.

A interação do Centro de Memória com os alunos da educação básica foi possível a partir de uma reunião com a Superintendência Regional de Ensino e a Secretaria Municipal de Educação de Divinópolis. Acompanhada dos professores e pesquisadores do Centro de Memória José Heleno Ferreira e João Ricardo Pires, a coordenadora do centro solicitou o apoio das secretarias para a divulgação nas escolas. “Nós estamos oferecendo oficinas especificamente para as escolas de educação básica: duas são para a segunda fase do ensino fundamental e médio e uma é especialmente direcionada ao ensino médio. Estamos incentivando as escolas a fazerem uma visita orientada ao Centro de Memória e ver as exposições. A gente quer cada vez mais estabelecer esta parceria e fazer este contato com as escolas”, explica Flávia. Além do apoio das secretarias, foi feita uma parceria com as escolas que integram o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (Pibid), do qual participam estudantes dos cursos de licenciatura da unidade.

O trabalho da equipe do Centro de Memória é importante para sensibilizar os alunos do ensino fundamental e médio acerca do que é a memória e a história para que eles possam conhecer o patrimônio da região. E, para isso, uma ferramenta importante foi lançada nesta semana: o EmRedes – Portal da Memória do Centro-Oeste Mineiro. “Eles podem acessar da casa deles ou da escola, e é uma ferramenta importante de trabalho, utilizada na educação pra falar da memória e da história da região. E o próprio contato com a universidade já estabelece uma relação de maior proximidade”, conclui Flávia.

O estudante Ian Soares, do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Dona Antônia Valadares, de Divinópolis, contou sua experiência após a visita: “Foi bem produtiva para mim, pois soube um pouco da história de Divinópolis que eu não conhecia. Foi uma experiência enriquecedora. Conheci trechos da cultura, como a Festa de Santa Cruz, e conheci, também, o Centro de Memória. A partir de hoje, poderei utilizar este espaço para realizar pesquisas sobre a história de Divinópolis”.

Segundo o professor Charles Guimarães, que acompanhou os alunos do 5º, 6º e 7º anos do ensino fundamental da Escola Estadual Chico Dias, também de Divinópolis, na visita à unidade, eventos como a Semana Nacional de Museus são importantes para ampliar o universo de aprendizado dos estudantes. “É uma forma diferente de ensinar, para além da sala de aula”, finaliza.

As visitas orientadas durante a semana serviram como experiência para dar continuidade ao projeto de visitação permanente já desenvolvido pelo Centro de Memória com escolas de Divinópolis e região.

A programação da Semana Nacional de Museus se encerra nesta sexta-feira (dia 22 de maio), mas a escola que estiver interessada em fazer a visita orientada ou participar da oficina de educação patrimonial poderá entrar em contato com Centro de Memória pelo telefone (37) 3229-3561 ou pelo e-mail memoria@divinopolisuemg.com.br. As visitas e a oficina serão oferecidas na próxima semana, entre os dias 25 e 28 de maio.

Em Redes

Acompanhe todas as novidades do projeto em redes através da nossa página no Facebook. Basta curtir abaixo e receber todas nossas publicações.

Últimas fotos Cadastradas

  • Coleção: Fundo Batistina Maria de Sousa Corgozinho

    Gênero: Textual

  • Coleção: Fundo Batistina Maria de Sousa Corgozinho

    Gênero: Textual

  • Coleção: Fundo Batistina Maria de Sousa Corgozinho

    Gênero: Textual

Fotos Mais Acessadas